sábado, 31 de janeiro de 2009

RATATOUILLE: DA ROÇA FRANCESA ÀS TELAS DE HOLLYWOOD






Tem muito mais história por trás da receita que dá nome ao filme. Afinal, há séculos a ratatouille é um retrato fiel do estilo frugal de viver da Provence. Originalmente, nasceu da cultura de subsistência dos moradores do campo: do aproveitamento da "horta". Berinjela, abobrinha, cebola, tomate, ervas e o azeite extraído das olivas - dessa combinação surgiu uma das receitas mais versáteis e clássicas da gastronomia francesa. Servida à mesa dos mais pobres aos mais nobres, a ratatouille se encaixa na entrada e no prato principal. Pode ser fria ou quente. Vai bem do verão ao inverno. É deliciosa quando preparada na hora ou de véspera. Agrada aos paladares mais simples e aos mais exigentes, como na trama em cartaz. Hoje a ratatouille foi muito além dos campos da França. Ocupa um lugar de destaque em diversas cozinhas de todo o mundo, impulsionada pelo estilo saudável de viver. Aproveite a nossa receita e bon appétit!




ESTA RECEITA É A DA RATATOULLIE DO FILME


Ingredientes
1 abobrinha cortada em rodelas finas
1 berinjela cortada em rodelas finas
2 tomates cortados em rodelas finas
Sal
Pimenta
Azeite de oliva

Para o molho
5 tomates sem pele e sem sementes
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
Alecrim
Manjericão
Tomilho
Sal
Pimenta
Azeite de oliva

Modo de Preparo

Faça o Molho
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente os tomates e deixe refogar por 5 minutos. Acrescente o sal, a pimenta e as ervas aromáticas picadas.
Leve tudo ao processador até formar um creme.



Monte a Ratatouille
Coloque em um refratário uma camada do molho de tomate. Monte, alternadamente, rodelas de tomate, berinjela e abobrinha. Tempere com sal e pimenta. Regue com azeite. Cubra com papel manteiga do tamanho do refratário, formando uma tampa. Leve ao forno a 200°C por aproximadamente 40 minutos ou até os legumes ficarem macios.
Coloque um pouco num prato, obedecendo o movimento circular e coloque um pouco do molho em volta.

Depois, é só se deliciar!!!!!!!!!!!


OBS: Existem outras receitas de Ratatouille. Esta, é a original do filme.